Trailler
Nunca peça o que deveria ser oferecido. Um frase forte dita por Ree, interpretada por Jennifer Lawrence, a seu irmão Sonny, personagem de Isaiah Stone, dá um bom retrato da heroína do filme Inverno da Alma, título original, Winter’s Bone, vencedor da edição de 2010 do Sundance Festival
Este filme conseguiu quatro surpreendentes indicações ao Oscar, incluindo uma vaga entre os dez indicados a melhor filme!
Sinopse:
Ree, de 17 anos, vive com os dois irmãos pequenos, e a mãe – praticamente catatônica – em uma casa na paupérrima região dos Ozarks, uma cadeia de montanhas na região central dos Estados Unidos. Entre idas e vindas da cadeia local, seu pai – o melhor fabricante de metanfetamina das redondezas – deixa a propriedade como seguro de sua fiança, logo antes de desaparecer. Ameaçada de perder a casa, Ree parte em uma jornada pela região em busca de um sinal de vida do pai. Em sua breve aventura, seu caminho encontra o de bandidos locais, músicos tradicionais, e de seu tio, Teardrop (John Hawkes), uma figura que caminha na tênue linha entre o cativante e o ameaçador.
Baseado no romance de Daniel Woodrell, e filmado com o baixíssimo orçamento de US$ 2 milhões, “Inverno da Alma” foi descrito como um “country noir”, e essa definição embora um tanto simplista, não está exatamente errada. O longa foi filmado no Missouri, empregando vários moradores locais como atores e apostando em cores frias e pouca iluminação. Há uma série de perguntas que surgem durante o longa: onde está o pai de Ree? Ele está vivo? Quem teria interesse em vê-lo morto e por quê? Nem todas as perguntas são respondidas, e os diálogos dos minutos finais do filme certamente dão margem para as mais variadas conclusões. No fim das contas, as dúvidas sobre quem fez o quê e por que se tornam pequenas, diante do amadurecimento emocional de Ree no frio inverno do montanhoso noroeste do Missouri.
Longe do folclórico calor sulista, “Inverno da Alma” é repleto de figuras embrutecidas, envelhecidas pelas condições do local e pelo consumo de drogas caseiras e álcool; mães adolescentes e ex-presidiários, vivendo a anos-luz de distância do american way of life hollywoodiano.
“Inverno da Alma” tem na atuação da até então desconhecida Jennifer Lawrence, seu maior trunfo. Longe de explosões histéricas e lágrimas, sua Ree se vê obrigada a crescer antes da hora em um inferno rodeado de viciados mal-encarados em camisas de flanela, mas o faz de maneira contida, e com poucas palavras, quase sempre ditas entre dentes cerrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário