"Tolerar a injustiça é relativamente aceitável, condenável é a intolerância da justiça". Leandro Francisco

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Venda de Leite na Feirinha de Paulo Afonso-BA


Foto enviada por um leitor, para a redação do Blog com o seguinte comentário!
FOTOGRAFEI ESTE SISTEMA DE VENDA DE LEITE HOJE NA FEIRINHA, VEJA A QUE PONTO CHEGA A FISCALIZAÇÃO DA SAÚDE PUBLICA EM NOSSA CIDADE. ENVIEI  PARA OS SITES, RADIOS E JORNAL.
Caros consumidores PASMEM. Porque será que o povo julga que a saúde em nossa cidade esta indo de mal a pior.
Simples coisas elementares que ocorrem em Paulo Afonso contribuem para que o povo tenha uma saúde precária, vejamos:
Fiscalização da SAÚDE PUBLICA nas feiras livres, podemos ver produto de origem animal, vegetais e outros serem manipulados sem as mínimas condições de HIGIENE e LIMPEZA.
Como em varias reportagens de rádios em nossa cidade e de canais de comunicação de SITES e BLOGS denunciando doença que são levadas pelos cães para varias ruas e Bairros da cidade.
Para ilustrar o flagrante da mais triste realidade, vejam em que recipiente é vendido o bom leite da nossa cidade.

E assim é que estamos bem administrados pelos GESTORES e AUTORIDADES.

Acredito que aVigilância e Fiscalização Sanitária está esquecendo de suas obrigações.
Não se sabe o procedencia, o vasilhane sem a devida esterelização para acondicionar o leite. Esta foto vai de encontro com todos os artigos da Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, que regulamenta a Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Aminal.
Mas, aqui vai um lembrete dos serviços que devem prestar a população como um todo!
î realizar inspeção e fiscalização sanitária rotineira dos gêneros alimentícios, dos estabelecimentos comerciais e dos locais onde se proceda seu fabrico, beneficiamento, manipulação, acondicionamento e armazenamento, bem como dos meios de transporte, distribuição e de venda ao público, com adoção de medidas educativas, corretivas e/ou punitivas de acordo com a situação encontrada;
î realizar inspeção e fiscalização sanitária de qualquer estabelecimento que possa causar agravo à saúde individual e/ou coletiva;
î coletar e encaminhar a laboratório oficial, amostras de alimentos, de aditivos para alimentos e de matérias-primas alimentares, para fins de análise fiscal e controle de qualidade;
î apreender e/ou inutilizar alimentos e matérias-primas alimentares que forem julgados adulterados, falsificados ou deteriorados, bem como os aparelhos e utensílios que não satisfaçam as exigências regulamentares;
î encaminhar aos órgãos de saúde, os indivíduos que lidem direto ou indiretamente com produtos destinados à alimentação para fins de exames médicos;
î investigar surtos de toxinfecção alimentar;
î proferir palestras informativas sobre higiene alimentar e ações da Vigilância e Fiscalização Sanitária, gratuitamente, para ONG´s, escolas públicas e particulares, clínicas médicas, associações de moradores e entidades de classe;
î realizar cursos gratuitos de higiene de alimentos para manipuladores de alimentos, e
î emitir caderneta sanitária, guias de recolhimento de taxa anual de inspeção sanitária e demais documentos.

Ártico tem a menor extensão de gelo no inverno

A calota de gelo do Pólo Norte nunca foi tão pequena no inverno, desde que o registro começou nos anos 70. A informação é do Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos, o NSIDC. Embora a atenção popular esteja mais voltada para os alertas de nevasca em algumas cidades americanas, a média no Hemisfério Norte é de mais calor do que o normal. As temperaturas são especialmente altas (para o inverno) no norte do Canadá.
O aquecimento é consequencia das mudanças climáticas provocadas pelo homem. E o recorde de encolhimento do Ártico é coerente com o recorde do ano passado, 2010, que fechou, segundo a Nasa, como um dos três mais quentes desde que as mediçoes começaram, há mais de 130 anos.
É claro que isso não é problema só para os esquimós e ursos polares. O encolhimento do Ártico afeta os padrões de clima no mundo todo. Para alguns cientistas, a redução na calota polar estaria até ligada às ondas de frio anormais do inverno europeu.
No ano passado, o Ártico perdeu o equivalente ao Estado de São Paulo. O degelo do Ártico explica por que a Groenlândia está derretendo mais rápido do que se imaginava. E isso pode aumentar a taxa de elevação do nível do mar.
Além disso, o Ártico funciona como uma enorme capa branca, que reflete a luz do Sol e ajuda a regular a temperatura média de todo o planeta. Na medida que ele encolhe, aumenta a proporção de superfície do mar, mais escura, que absorve luz e calor. Isso acelera a tendência de aquecimento global.
Talvez você pergunte como o Hemisfério Norte pode estar mais quente neste inverno, se as notícias são só de nevascas históricas em Nova York e imediações. A resposta está no mapa abaixo, com temperaturas de 17 de dezembro de 2010 a 15 de janeiro de 2011.
A área em azul mostra onde as temperaturas estão em cerca de 3 graus centígrados abaixo da média. Ela coincide com as grandes cidades da costa Atlântica dos Estados Unidos. No resto da América do Norte, no entanto, a tendência é de mais calor. São as áreas de verde a vermelho. Em verde, são as que estão com cerca de 3 graus acima da média. As áreas em vermelho estão até 21 graus acima da média. Esse calor anormal, em áreas menos habitadas, não repercute tanto na imprensa. Nem afeta a vida de quem viajou de férias. Mas tem grandes impactos no planeta.
(Alexandre Mansur)