"Tolerar a injustiça é relativamente aceitável, condenável é a intolerância da justiça". Leandro Francisco

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OAB-PE repudia ações policiais e alerta para riscos no Carnaval


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) vem a público referendar a recente nota divulgada pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH/PE) – que repudiu o abuso cometido pelos policiais militares em ação na semana passada, quando foram presos dois suspeitos acusados de invasão e tentativa de roubo ao edifício onde mora a família do vice-governador de Pernambuco, e cujos os atos incompatíveis com o trabalho policial vieram a público através de imagens veiculadas na televisão.

“É lastimável a decisão do Comando da PM em manter os policiais trabalhando nas ruas até a conclusão das investigações. Esses policiais são uma ameaça à sociedade pelo seu despreparo, seja por exercer o policiamento preventivo ou ostensivo”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano. 

A OAB-PE considera que é preciso haver uma apuração rígida e célere sobre a violência praticada pelos policiais pois, como bem deixou claro o MNDH/PE, os atos representam “uma violação aos bens jurídicos protegidos através da Lei 9.455/1997 (lei contra a tortura) e da Convenção da ONU contra a tortura e outros tratamentos ou penal cruéis, desumanos ou degradantes”.  Para o presidente Henrique Mariano, a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social precisa prestar contas à sociedade sobre o encaminhamento dado ao caso, após a conclusão das investigações.

A Seccional Pernambuco lembra ainda que este não é o primeiro registro de abuso praticado por policiais e alerta as autoridades da área de segurança do Estado para que sejam feitos trabalhos preventivos já com vistas ao período carnavalesco que se aproxima – época em que já foram registrados casos como a morte do menino Dênis Francisco dos Santos, morto durante uma prévia, e dos rapazes que foram obrigados a pular no Rio durante o Carnaval de 2007, levando à morte de dois deles. 
FILMAGEM - Em relação às cenas divulgadas hoje pelo Jornal do Commercio (em que dois presos são obrigados a se beijar e passar por outras humilhaçõe), o presidente da OAB-PE disse o seguinte: “Uma vez comprovado que o fato tenha ocorrido nas dependências de uma Delegacia do Estado de Pernambuco, é lastimável que a Polícia pernambucana dê exemplos de afronta aos princípios elementares de direitos humanos, de civilidade e de respeito à dignidade da pessoa humana. Obrigar os dois presos a passarem por essa situação não tem nenhuma relação com o crime cometido. Está claro que é apenas um abuso de autoridade baseado na certeza da impunidade”.
Já o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Jayme Asfora, solicitou, em ofício encaminhado ao Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o afastamento imediato dos policiais envolvidos na agressão aos dois jovens. “Dessa forma, com base no artigo 14 da Lei Estadual nº 11.929/01, com a alteração dada pela Lei Complementar 158/10, solicito o afastamento preventivo e imediato das funções por prática incompatível com a função pública que exercem”, explicou Jayme Asfora. Segundo ele, pela lei, uma vez identificados, eles podem ser afastados antes que a Corregedoria de Defesa Social conclua as investigações, antes mesmo da abertura do processo administrativo disciplinar. 
Veja aqui e aqui, as matérias veiculadas nacionalmente sobre o caso.

Fonte: OAB-PE

Mandarin, abrindo as portas para novas oportunidades!

Mandarim, a cada dia que passa torna-se o idioma dos negócios.

EFE
Por Karina Gómez Pernas - Da Efe

Com 845 milhões de falantes nativos, o mandarim, língua oficial da China, se expande pelos países ocidentais, que veem no idioma o substituto do inglês no mundo dos negócios.
Desde a implementação das reformas de abertura econômica em 1978, a economia chinesa não deixou de crescer a passos gigantescos, duplicando seu Produto Interno Bruto (PIB) a cada sete ou oito anos, tirando centenas de cidadãos da pobreza, fortalecendo o setor privado e o turismo e, com isso, expandindo o conhecimento de sua cultura e idioma no exterior.
Como se isto não fosse suficiente, as projeções econômicas realizadas pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês) indicam que o PIB chinês até 2040 vai superar o do resto do mundo e o mercado chinês crescerá mais que o dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e Índia juntos.
Levando isso em conta, como não era para menos, os estrangeiros deixaram de ignorar a pujança do dragão chinês para presenciar uma das histórias mais importantes do desenvolvimento econômico de nossos tempos.

Com alvos do Oriente

Perante esta realidade, os outros países, especialmente os ocidentais, não tiveram outra opção senão buscar compreender a cultura chinesa e estudar o idioma pelo qual serão fechados os contratos bilionários, se comunicarão os funcionários mais talentosos e será negociada a abertura de grandes multinacionais.
Este fato já vinha se evidenciando, embora mais por uma questão de segurança nacional, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo dos EUA reconheceu a necessidade urgente de aprender idiomas estrangeiros menos comuns, tanto no Ensino Médio quanto no Superior.
"No final dos anos 80, a Fundação Geraldine Dodge proporcionou bolsas a 60 escolas secundárias para que adotassem o mandarim. Com isso, o cenário para o ensino deste idioma começou a mudar para o nível educacional primário e secundário", explica Yu-Lan Lin, diretora do programa de Idiomas Estrangeiros, implementado nas escolas públicas de Boston, nos EUA.
"Nos últimos anos, a demanda por este idioma cresceu exponencialmente. Este fato se reflete no mundo dos negócios todos os dias, onde a China vai abrindo mais sedes ou companhias em diferentes países. Por ali, os estrangeiros estão mais interessados não só em aprender o idioma, mas também sua cultura", comenta Diana Chang, professora de mandarim básico, radicada em Miami (EUA).
EFE
O aprendizado de um idioma, seja o mandarim, espanhol, árabe ou inglês, permite aos estudantes ter uma perspectiva mais ampla, propor novas idéias e entender assuntos em um contexto mais genérico, já que por meio da língua acaba se conhecendo a cultura de um país. O aumento do soft power (poder brando) da China, por meio do qual o país promove sua cultura no exterior, pode impactar de forma positiva na visão estrangeira sobre a nação asiática.
"A China é um país ancestral, com perspectivas culturais antigas, que são algumas vezes mal compreendidas ou mitificadas. Por isso há muitas imagens equivocadas existentes no exterior. Por meio da aprendizagem de seu idioma e cultura, poderíamos corrigir as percepções erradas que as pessoas têm sobre a China", explica Lin.

O idioma do cliente

Não se trata só de ter uma cultura mais ampla. O mandarim, indubitavelmente, servirá para abrir portas a novas oportunidades de emprego e inclusive se transformará em um canal de comunicação para melhorar as relações internacionais.
"Ao abordar assuntos internacionais ou relações corporativas com outros países, precisamos falar o 'idioma do cliente' para promover o entendimento mútuo e evitar percalços devidos a mal-entendidos", assinala Yu-Lan Lin.
Diante desta realidade tão palpável, muitos pais não querem ficar para trás e já passaram a matricular seus filhos, em idades cada vez mais precoces, em aulas daquele que será o idioma do futuro. Chang enfatiza esse interesse. "Muitos pais e colégios preferem aprender ou ensinar o mandarim em vez do espanhol, francês ou alemão. O chinês vai deixando esses idiomas para trás".
Segundo vários estudos, a aprendizagem de um idioma em idade adiantada propicia uma pronunciação mais próxima à do falante nativo, já que as crianças de até 12 ou 13 anos não têm ainda uma estrutura linguística formada e o hemisfério esquerdo do cérebro está mais receptivo que o dos adultos a duplicar sons diferentes.
Esta tendência é tamanha que Chang destaca que, nos EUA, há "casos em que os pais pagam a uma babá chinesa para que fale ao bebê unicamente em mandarim e assim a criança se acostume a este idioma desde idade adiantada".
EFE
No entanto, para aqueles que já passaram da infância, o organismo governamental chinês Hanban, em coordenação com associações de ensino, investiu pesado para financiar o ensino do mandarim e a cultura chinesa em um conjunto de instituições em todos os continentes.
São os chamados Institutos Confúcio, equivalentes a escolas de outros idiomas patrocinadas pelo Estado, tais como o inglês pelo British Council, o alemão pelo Instituto Goethe, o francês pela Alliance Française e o espanhol pelo Instituto Cervantes.
"O aprendizado do mandarim (com mais de 40 milhões de estudantes em nível mundial) foi tomado com maior seriedade na Ásia, especialmente na Coreia e Japão, principalmente pela proximidade geográfica com a China", ressalta Lin. Segundo ela, no entanto, os Institutos Confúcio já chegaram a países latino-americanos como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, México e Peru.
No entanto, o ensino deste idioma em outros países deve fazer frente a um grande obstáculo: a falta de professores nativos altamente qualificados e preparados para ministrar aulas de mandarim.
"O que ocorre é que os professores chineses tendem a usar a antiga modalidade de ensino que empregam com os chineses, enquanto os falantes não-nativos que têm pedagogia podem não ser especialistas no idioma", diz Lin.
Chang, por exemplo, soube ensinar mandarim às crianças de uma forma divertida. "Eu, particularmente, faço jogos que os ajudem a memorizar mais rápido o vocabulário e também uso canções. Esta última estratégia é a que achei mais eficiente para aprender um novo idioma".

Fonte: MSN

Enlatados em Séries

"Brothers & Sisters" na berlinda e o álbum de Hugh Laurie

FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
MAIS: Enlatados em Séries: "Grey's Anatomy" encarna "Glee" e "NCIS" é renovada
Por LIVIA LANZONI
SÃO PAULO – Os fãs de “Brothers & Sisters” estão desesperados com o possível cancelamento da série. Tudo começou após a ABC anunciar uma redução dos episódios da quinta – e atual – temporada.
Recentemente, a emissora renovou algumas de suas principais séries, como “Grey’s Anatomy” e “Private Practice”, e manteve a apreensão dos fãs de “B&S”, sem uma posição oficial sobre o futuro da família Walker. Com isso, o público da série resolveu lançar uma petição online a favor da continuidade da história!
Até então, a ABC não se manifestou, mas pelo menos, a quinta temporada voltou a ter os usuais 22 episódios. Já é uma vitória, não?
Divulgação
Divulgação
Segredo promete abalar trama de série de sucesso
O site “TV Line” anunciou esta semana uma reviravolta no mundo dos seriados. Um grande personagem de um famoso sitcom terá um segredo revelado: Ele (a) é casado (a)!
O interessante é que nenhum de seus amigos, família ou pessoas que fizeram – e fazem – parte de sua vida sabem dessa informação, ou seja, todos serão pegos de surpresa! Conseguem imaginar?
Segundo site, a bomba, que deve mudar a trajetória do personagem, só deve ser revelada no final da temporada atual da série.
No entanto, nenhuma dica foi dada em relação ao misterioso personagem. Só nos resta esperar para ver.
Divulgação
Divulgação
Hugh Laurie solta a voz
Ele é ator de uma das séries médicas de mais sucesso no mundo. Nas horas vagas, aproveita para explorar seu lado escritor. Agora, o cara resolveu investir no talento musical. Estamos falando de Hugh Laurie, o querido Dr. House.
Na sexta-feira (4), foi divulgada a capa do primeiro álbum do ator, intitulado “Let Them Talk”, com pegada blues.
O disco chega às lojas do Reino Unido no dia 9 de maio e dez dias depois nos Estados Unidos. Por aqui ele ainda não tem data de lançamento prevista.
Divulgação
Divulgação
Com atraso, Globo exibe última temporada de "Lost"
Após um ano do fim de “Lost”, a Globo começa a exibir a partir desta segunda-feira (7), a sexta e última temporada da série.
O desfecho da história dos sobreviventes do vôo 815 da Oceanic Airlines irá ao ar de segunda à sexta-feira, após o “Jornal da Globo”, até o dia 2 de março. 

Fonte:MSN

Famosidades...

Aguilera erra hino dos EUA na abertura do Super Bowl

FAMOSIDADES
FAMOSIDADES
MAIS: SPFW: Christina Aguilera fala sobre coleção e possível show no Brasil
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO – A cantora Christina Aguilera abriu o Super Bowl, no último domingo (6) com uma performance inesquecível. Ao melhor estilo Vanusa, a loira errou o hino dos Estados Unidos em um dos eventos mais importantes no país.
A cantora, que repetiu erroneamente um trecho do hino, disse em entrevista para o site “Just Jared” que, mesmo com a bola fora, todos possam ter sentido o amor de Christina pelo país. “Eu estava tão mergulhada na canção que me perdi”, explicou. “Só posso esperar que todos tenham sentido o meu amor por este país e o espírito do seu hino”, declarou.
Grosby Group
Grosby Group
A grande noite de abertura do evento esportivo de maior audiência da TV americana ainda trouxe um tecnológico show da banda Black Eyed Peas, uma apresentação de Fergie e Slash e o vozeirão de Lea Michele (“Glee”), que interpretou a canção “The Beautiful”.
Confira as fotos dos famosos que apareceram por lá nas próximas páginas!

Grosby Group
Grosby Group
Fergie agitou a galera em uma apresentação com o ex-guitarrista do Guns n' Roses, Slash.
Grosby Group
Grosby Group
Cory Monteith ("Glee") foi conferir a apresentação da colega Lea Michele. Simpático, ele posou com o ator - e fã da série - John Travolta.
Grosby Group
Grosby Group
O casal Michael Douglas e Catherine Zeta-Jones também foi conferir a abertura do campeonato.
Grosby Group
Grosby Group
Lea Michele ("Glee") cantou a música "The Beautiful" e Owen Wilson e Jennifer Aniston marcaram presença.
Grosby Group
Grosby Group
O eterno Wolverine, Hugh Jackman, posou ao lado do boxeador Sugar Ray Leonard.
Grosby Group
Grosby Group
Estrela do longa "Just Go With It", ao lado de Jennifer Aniston, Adam Sandler distribuiu autógrafos e fotografou com os fãs.
Grosby Group
Grosby Group
No camarote, Cameron Diaz mimou o namorado Alex Rodriguez enquanto o casal assistia ao evento da NFL.
Grosby Group
Grosby Group
Até o ex-presidente George W. Bush deu o ar da graça na arquibancada. Ashton Kutcher, que recentemente passou pela SPFW, apareceu acompanhado da mulher Demi Moore.

Fonte: MSN

Salário Mínimo até 2014!!!

 
Governo vai encaminhar ao Congresso projeto de reajuste do mínimo até 2014
Por Leonencio Nossa / BRASÍLIA, Estadão
 
O ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, informou há pouco que o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de política de reajuste de salário mínimo até 2014, e não mais até 2023, proposta que chegou a ser enviada ao Legislativo, no governo do ex-presidente Lula. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 7, pela presidente Dilma Rousseff, durante reunião do grupo de coordenação política, no Palácio do Planalto, que também decidiu manter o reajuste do salário mínimo em R$ 545 para este ano.
Luiz Sérgio explicou que o governo entendeu que depois que as centrais sindicais pediram uma renegociação do mínimo agora, em 2011, o ideal seria enviar ao Congresso um prazo menor para vigorar a política de reajuste do menor salário do país. 'As próprias centrais sindicais sempre ressaltaram que a política do salário mínimo recuperou o poder de compra do trabalhador', justificou o ministro. Ele lembrou que o governo Lula encaminhou o projeto de reajuste do salário mínimo até 2023, que não foi aprovado.
Segundo Luiz Sérgio, os líderes do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disseram na reunião desta segunda-feira, 7, estar otimistas em relação a aprovação do novo projeto de reajuste do mínimo.
Luiz Sérgio também tentou descartar qualquer possibilidade de vinculação da aprovação do projeto do mínimo à definição para o segundo escalão do governo. 'É preciso encerrar essa discussão de vagas no segundo escalão. Quando se estava discutindo eleição na Câmara tentavam vincular a discussão do segundo escalão. E agora com o mínimo é a mesma coisa', disse.