"Tolerar a injustiça é relativamente aceitável, condenável é a intolerância da justiça". Leandro Francisco

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os britânicos e a monarquia

Uma pesquisa do jornal The Guardian mostrou o que os britânicos acham da família real a poucos dias do casamento entre o príncipe William e sua namorada, Kate Middleton.

A pesquisa mostra que uma grande maioria acha que a monarquia é relevante para a vida nacional, faz os britânicos mais respeitados no mundo e é melhor do que qualquer alternativa. Mas aparentemente há mais ceticismo tolerante do que histeria real ao redor do casamento.

As boas notícias para aqueles que gostam da monarquia britânica são as seguintes: 75% dos entrevistados dizem que o casamento vai animar o país; 64% não veem problema em chamar os membros da família real de “sua alteza”; e 60% dizem que a família real melhora a imagem do Reino Unido no exterior. Além disso, 63% acham que o país estaria pior sem a monarquia.
Os republicanos – que gostariam de abolir a monarquia e instaurar uma república em seu lugar – também têm motivos para se animar. A pesquisa mostrou que 49% dos britânicos estão mais animados com o feriado extra na sexta-feira do que com o casamento. Melhor ainda – para os republicanos – é o fato de que entre os aposentados (supostamente mais tradicionalistas) o apoio à família real é bem maior que entre os jovens. Soma-se a isso o fato de que apenas 40% acham que os herdeiros de William e Kate estarão no trono daqui a 100 anos.

Fonte: Época - José Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário